






20 anos de carreira
É um dos maiores nomes do reggae criado em Portugal e Angola. Uma carreira que leva já 20 anos, vários álbuns na bagagem e temas intemporais como “Dançam no Huambo, Perigosa”, que fazem de Kussondulola uma banda cuja música “toda a gente” está preparada para cantar. É um nome de referência e expressão no segmento em que atua. Possui um público diversificado. Sua carreira tem-se caracterizado pelo pioneirismo na continuação de promover a cultura rastafari luso Angolana.
A História
Música reggae em língua portuguesa? Por estranha que a ideia possa parecer, foi essa a aposta ganha dos kussondulola, que se tornaram em 1995/96 numa das bandas pop mais populares em Portugal, conseguindo um expressivo sucesso artístico, mediático e comercial com o seu álbum de estreia,
significativamente intitulado"Tá-se bem".
O contrato com a Emi-Valentim de Carvalho surge em 1995 e num momento em que o grupo se encontrava construído à volta de Janelo, Daddy Bé (baixo) e Messias (percussões).
Editado em pleno verão de 1995, tornou-se rapidamente num surpreendente sucesso mediático e comercial. Ao longo de 1995 e 1996, «Dançam no Huambo» e «Perigosa» foram colossais êxitos de rádio - a que uma regravação de «Amizade» se veio juntar já em 1996 - e o álbum tornou-se rapidamente num sucesso comercial, tanto inesperado como original, foi a aposta de reggae em português.
O primeiro disco, muito bem recebido pela crítica, valeu-lhes o galardão de banda revelação do ano de 1995, o prémio de música Blitz. Tendo sido a sensação da cerimónia de entrega dos prémios, realizaram uma curta mas memorável actuação, que deixou ao rubro o coliseu dos recreios, e ao faltarem à entrega do seu próprio prémio por estarem distraídos nos camarins da maquilhagem.
Kussondulola é na realidade um colectivo de formação flutuante, tendo o cantor e compositor Janelo da Costa, como pólo central, com novos músicos entrando e saindo consoante as disponibilidades e necessidades do projecto e dos músicos.
Ao longo de duas décadas de composição e actuação, os Kussondulola, com o seu visual garrido, misto de Jamaica e África e a sua efusiva presença em palco, foram conquistando gradualmente um público entusiasta, até ao ponto em que, a meio da década de 90, eram considerados a maior sensação de palco em terras lusas, cada novo concerto uma festa a que o público aderia sem reticências.
Participações
Na colectânea para TV Galiza, programa “cantar com xabarim” vol. 1ª e 2ª – 1995 participação no tema do disco “mosquito” do grupo GNR – 1998 colectânea para tv Galiza, programa xabarin, vol. 5. Em 2000 junta se ao projecto linha da frente – universal música em filmes música incidental no filme espanhol “chevrolet” – 1996 participação musical no filme da realizadora francesa Ariel de Bigault “Afro em Lisboa” – 1997 participação e música no documentário “Rastas em Portugal”do fotógrafo nanni – 2002 prémio revelação nacional do jornal blitz – 1995
já foi convidada a participar de importantes programas de televisão, foi também a primeira banda reggae a ter uma música em uma novela. A música " Poeta do Povo" da obra “Guerrilheiro” foi escolhida como um dos temas da novela na TVI em 2008. Sua carreira tem sido feita em Portugal. Primeira vez que actuou em África foi no primeiro festival “kapfumo” em Maputo capital de Moçambique em 2011.

Açores
Vila da Praia
da Vitória
7
AGO
11
JULHO

Torres Vedras
Santa Cruz
Santa Summers Sounds
23
JULHO
24
AGO
7
AGO
Tour-Datas

Freamunde
Monumentais
Festas Sebastianas 2013
Castelo de Paiva
Oliveira do Arda
Croka´s Rock


Vila Do Conde
Live Act @ Festa do Hawaii
Praia da Azurara
19
JULHO
23
AGO
Vila Real de Sto António
Summer Groove Festival